Lula deve participar amanhã de homenagem a general morto no Haiti

10/01/2006 - 17h42

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve participar amanhã (11) de uma homenagem ao comandante da força militar da missão de paz da Organização das Nações Unidas no Haiti (Minustah), general Urano Bacellar, morto no último sábado (7), na ilha caribenha. A solenidade está prevista para acontecer às 8h30, na Base Aérea de Brasília.

Logo depois da cerimônia, o corpo do general será levado à Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, onde deve chegar por volta das 11 horas. Depois disso, ele será encaminhado ao Memorial do Carmo, no Cemitério do Caju, na zona norte da cidade. Antes de ser sepultado, o oficial receberá honras fúnebres do Exército.

A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu que o governo brasileiro indicasse dois nomes para substituir o general Urano Bacellar. Ontem, foi indicado o general José Elito Carvalho de Siqueira e, até amanhã, o Exército deverá indicar o outro nome. A informação foi dada pelo comandante do Exército, general Francisco Albuquerque.

O general Bacellar foi encontrado morto com um tiro na cabeça no hotel em que morava em Porto Príncipe, capital haitiana.