Cerca de 70 objetos sacros foram recuperados pela Polícia Federal

10/01/2006 - 19h42

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio – A Polícia Federal informou ter recuperado, nos últimos dias, cerca de 70 objetos sacros que haviam sido roubados de igrejas brasileiras. Somente hoje (10), a Delegacia Federal de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e o Patrimônio Histórico do Rio (Delemaph) encontrou dois quadros e dois tocheiros.

De acordo com o delegado-titular da Delemaph, Deuler Rocha, muitos desses objetos seriam levados ao exterior. No último domingo, por exemplo, três peças foram recuperadas com um norte-americano, no Aeroporto Internacional, no momento em que ele se preparava para embarcar.

Rocha explica que algumas das peças já foram identificadas como partes do acervo de templos, como as igrejas do Irajá (na zona norte da cidade do Rio) e de Jacarepaguá (na zona oeste).

"A identificação já está no cartório, para que possamos fazer essa restituição diretamente para essas igrejas, deixando-as como depositárias até que ocorra a devolução definitiva quando concluído o processo. Enfim, as peças serão restituídas para utilização normal e ornamentação dos templos, como ornamentavam antes de serem retiradas", disse Rocha.

O delegado afirmou ainda que será pedida a prisão preventiva de cinco pessoas ao longo desta semana, por furto ou receptação das peças roubadas.