Universidades têm até o fim da semana para inscrição em projeto de acesso ao ensino superior

09/01/2006 - 18h51

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As universidades federais de todo o país tem até o dia sexta-feira (13) para se inscreverem no Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Pronisaes). O projeto atende estudantes de países africanos e latino-americanos que desejam cursar o ensino superior no Brasil.

Segundo a coordenadora-Geral de Políticas Estratégicas para a Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Fernanda Alves, a adesão das universidades ao Promisaes está sendo muito boa. Das 45 universidades federais existentes no país, 18 já se inscreveram. O MEC espera que todas participem do projeto.

A intenção do ministério é atender cerca de 500 estudantes estrangeiros e, para isso, vai investir R$ 3,1 milhões.

Os estudantes que desejam participar do projeto devem procurar a embaixada do país de origem e fazer sua inscrição. Os interessados não podem estar recebendo nenhum tipo de auxílio financeiro, não podem estar cursando o último semestre letivo, devem ter um bom rendimento acadêmico, boa freqüência escolar e também precisam estar envolvidos em alguma atividade acadêmica de ensino ou pesquisa.

O aluno estrangeiro que for selecionado para o projeto irá receber uma bolsa no valor de um salário mínimo (R$ 300).

Grande parte dos estudantes estrangeiros no Brasil é de países africanos, como: Guiné-Bissau, Cabo Verde, Angola e Moçambique. "Esses estudantes são, em sua maioria, pessoas que não têm como pagar seus estudos. Essa bolsa vai permitir aos estudantes terem condições de se manterem na universidade e, principalmente, contribuírem no que diz respeito ao contexto social e cultural de seu país", afirma Fernanda Alves.

Segundo a coordenadora-geral, o projeto reforça a importância dos laços de solidariedade entre o Brasil e países com baixo índice de desenvolvimento humano, principalmente, os países da África.

As universidades podem se inscrever no site www.mec.gov.br/promisaes