Presidente destaca necessidade de aprovação do projeto das micro e pequenas empresas

09/01/2006 - 5h55

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou hoje (9) a necessidade de o Congresso Nacional aprovar o projeto de micro e pequenas empresas. A afirmação foi feita no programa semanal de rádio "Café com o Presidente" que vai ao ar às segundas-feiras. Como o presidente tirou quatro dias de férias e está numa praia na Base Naval de Aratu (BA), o programa desta semana foi gravado por telefone.

"As micro e pequenas empresas são responsáveis por mais de 60% dos empregos gerados no Brasil e nós queremos fazer com que a lei possa facilitar a criação e o funcionamento de uma empresa. Fazendo assim, estaremos garantindo que haja mais oferta de empregos, mais salários, mais consumo e mais crescimento da economia brasileira", disse Lula.

Ele destacou ainda a possibilidade de criação da pré-empresa que facilitará a vida do cidadão que quer começar um negócio. "Se forem aprovados esses três projetos, ou seja, o Fundeb para a educação, a lei geral da pequena empresa e a pré-empresa, e o orçamento, o Brasil estará preparando-se para enfrentar os próximos anos com um grande impulso no desenvolvimento", afirmou.

O presidente disse que a aprovação do projeto das micro e pequenas empresas poderá influenciar no incremento das exportações brasileiras. Lembrou que o Brasil tem exportado muitos produtos manufaturados, com maior valor agregado. "Quanto mais empresas nós tivermos, quanto mais facilitarmos o processo de exportação dos produtos brasileiros, mais teremos divisas em doláres, mais teremos saldo de balança comercial, mais geraremos empregos no Brasil. Por isso é que é um projeto importante. É um projeto que foi discutido com o Sebrae, foi discutido com os parlamentares, foi discutido com as empresas, foi discutido com a sociedade como um todo", disse.

"Eu acho que o Congresso vai votar isso porque sabe que independentemente das disputas políticas que teremos em 2006 o povo brasileiro não pode ser prejudicado por conta de uma disputa eleitoral", fez questão de ressaltar o presidente Lula.