Pré-pago com assinatura deve chegar a cidades com mais mais de 500 mil habitantes até junho

09/01/2006 - 13h17

Rio, 9/1/2006 (Agência Brasil - ABr) - O Acesso Individual de Classe Especial (Aice), uma modalidade de telefonia fixa pré-paga deverá estar implantado até 30 de junho deste ano em todas as cidades com mais de 500 mil habitantes. Em entrevista ao programa Notícias da Manhã, da Rádio Nacional, o especialista em regulação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Eduardo Jacomassi, informou que o prazo está definido no cronograma estipulado pelo órgão regulador para a implantação do serviço.

Jacomassi disse que, para as cidades com até 300 mil habitantes, o prazo termina no dia 31 de dezembro deste ano. Nas localidades com até 100 mil habitantes, o serviço tem de estar disponível até 30 de junho de 2007. A implantação em todos os locais que dispõem de telefone fixo terá que estar concluída até o final de 2007.

Ele explicou que o Aice tem a mesma estrutura tarifária da telefonia fixa que funciona atualmente. A única diferença é que será um pré-pago com assinatura. "O valor é 40% inferior ao da assinatura residencial e tem a facilidade de ser um telefone pré-pago ter de ter o controle de gastos por parte do usuário", destacou.

Eduardo Jacomassi esclareceu que a concessionária terá liberdade de vender os créditos em caixas eletrônicos ou em casas lotéricas, assim como têm hoje as operadoras de celulares ou comercializados na forma de cartão.

Para Jacomassi, o Aice pode ser "uma boa alternativa" para o usuário que hoje utiliza em média de 60 a 90 minutos em número de ligações.