Polícia Federal investiga possibilidade de nova conta de Duda Mendonça

09/01/2006 - 19h12

Alessandra Bastos
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Uma suposta conta do publicitário Duda Mendonça em Miami é o novo elemento da Polícia Federal na investigação de possível lavagem de dinheiro feita pelo publicitário. A denúncia foi feita pela edição deste final de semana da revista Veja. A Polícia Federal já investiga As movimentações financeiras de outras três contas dele e de sua sócia, Zilmar Fernandes, estão sendo investigadas pela Polícia Federal no inquérito que apura um esquema de compra de votos de parlamentares.

Segundo a revista, a informação da nova conta teria sido passada por autoridades americanas à Procuradoria-Geral da República brasileira. O procurador-geral, Antonio Fernando de Souza, afirma apenas que "não temos dados conclusivos sobre o assunto". "Todas as providências estão sendo tomadas", afirma. A polícia informa que espera a chegada de documentos norte-americanos que comprovem a existência da conta.

No dia cinco de novembro passado, chegaram ao Brasil oito caixas contendo os documentos da quebra de sigilo bancário das contas de Duda Mendonça, pedida pelo Ministério da Justiça ao Estado de Nova York. Também no final de 2005, o delegado da Polícia Federal responsável pelo caso, Luiz Flavio Zampronha, esteve em Nova York para acompanhar pessoalmente o rastreamento das contas. Os documentos são sigilosos.

A polícia informa, no entanto, que foi pedido às autoridades norte-americanas, o rastreamento de todas as contas de Duda naquele país. E, de acordo com a polícia, a conta de Miami não consta nos documentos enviados.

O objetivo do rastreamento é descobrir de onde o dinheiro veio e para onde foi. Este é um dos caminhos utilizados pela polícia federal para desvendar o trajeto do dinheiro que supostamente era distribuído pelo empresário Marcos Valério de Souza.

Em depoimentos à polícia e ao Congresso, Duda Mendonça confirmou que recebeu dinheiro de Marcos Valério no exterior em conta chamada de Dusseldorf. Duda disse também que a conta teria sido aberta a pedido de Valério e que não costuma fazer esse tipo de operação. Uma nova conta ilegal de Duda Mendonça sustenta o depoimento de Marcos Valério, que nega ter feito o pedido de abertura da conta, que já existiria.

Duda Mendonça pode ser processado pelos crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e crime contra o sistema financeiro.