Motoristas de vans bloqueiam avenida no Rio em protesto contra possíveis restrições no setor

09/01/2006 - 15h27

Rio, 9/1/2006 (Agência Brasil - ABr) - Representantes dos motoristas de vans e kombis que exploram o transporte alternativo na região metropolitana do Rio estão reunidos, neste momento, no Palácio Guanabara, com o secretário estadual de Coordenação e Governo, Anthony Garotinho. Desde as primeiras horas de hoje (9), os motoristas ocupam a Presidente Vargas, principal avenida do centro da cidade.

No início da tarde, segundo estimativa da Polícia Militar, a avenida estava tomada por mais de mil vans e kombis. Os veículos ocuparam as duas pistas no sentido Central do Brasil-Candelária, interrompendo o trânsito e provocando engarrafamentos em outras vias do centro da cidade, como as avenidas Brasil, Francisco Bicalho, Passos, Radial Oeste, Praça da Bandeira e elevados Paulo de Frotin e da Perimetral.

Com faixas, cartazes e carro-de-som nas proximidades da Igreja da Candelária, os manifestantes exigem das autoridades do setor de transportes do estado mudanças no edital de licitação que, para eles, vai reduzir o número de autorizações para exploração do transporte alternativo intermunicipal. Atualmente, existem cerca de 1.800 autorizações. Os motoristas afirmam que só vão retirar os veículos da Presidente Vargas depois de obter das autoridades a garantia de que o edital será mudado.