Ministério confirma reunião com produtores para definir preços de álcool anidro

09/01/2006 - 20h30

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os ministros de Minas e Energia, Silas Rondeau, e da Agricultura, Roberto Rodrigues, levaram hoje um relatório, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que trata do cenário de comercialização do álcool combustível no Brasil, incluindo informações sobre as últimas elevações de preço no período da entressafra.

Em nota divulgada esta noite pelo Ministério de Minas e Energia, confirmou-se a realização de uma reunião, ainda esta semana, com os produtores de álcool e os ministérios envolvidos, na qual se buscará um acordo para a manutenção dos preços do álcool anidro negociados com o governo na entressafra de 2003.

O governo, segundo a nota "confia na maturidade do setor e vê espaço para o entendimento". Desde o início do ano, o valor do álcool aumentou cerca de 6% nos postos de combustíveis, segundo dados da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis).

O preço da gasolina também subiu 2% no mesmo período porque possui 25% de álcool na mistura do combustível. O setor de açúcar e álcool alega que a alta ocorreu por causa da entressafra da cana-de-açúcar, de dezembro a abril.