Leia a íntegra do <i>Café com o Presidente</i>

09/01/2006 - 5h54

Luiz Fara Monteiro: Bom dia amigos em todo o Brasil, eu sou Luiz Fara Monteiro e começa mais uma edição do "Café com o Presidente", o programa de rádio do presidente Lula. Eu estou no estúdio da Radiobrás em Brasília. O presidente Lula está na Base Naval de Aratu, na Bahia. Bom dia, presidente!

Presidente Lula: Bom dia, Luiz.

Luiz Fara Monteiro: Presidente, quatro dias só aí na beira da praia deu para descansar alguma coisa?

Presidente Lula: Deu, na verdade deu. Fazia mais de 10 anos que eu não ficava quatro dias aí com Marisa, sozinho, com meu filho caçula. Deu para a gente descansar um pouco. Esta semana começa a batalha.

Luiz Fara Monteiro: Nesta segunda-feira o senhor retoma as atividades em Brasília né presidente?

Presidente Lula: Eu retomo as atividades, e o Congresso também nesta semana volta a trabalhar. Nós vamos ter coisas muito importantes para serem aprovadas pelo Congresso Nacional que podem melhorar substancialmente a vida do povo brasileiro.

Luiz Fara Monteiro: Presidente, na semana que vem começam as votações, qual a sua expectativa, o que o senhor destacaria como prioridades?

Presidente Lula: Olha, a prioridade para o Brasil, sobretudo para as crianças brasileiras, é a aprovação do Fundeb – o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – que vai cuidar das crianças desde a creche até o ensino médio, ou seja, garantindo que as crianças mais pobres que hoje entram na escola com 7 anos possam entrar na creche, possam ter pré-escola e a escola. Ou seja, quando começar o ensino fundamental esta criança já tenha formação para poder evoluir na escola. Essa era uma coisa que até agora só poucos tinham e nós queremos estender para todas as crianças brasileiras. Mas, para aprovar o Fundeb é importante que seja aprovado antes do orçamento para que possamos colocar o dinheiro do Fundeb no orçamento, o que será um acréscimo muito importante, sobretudo porque vai favorecer as pessoas dos estados mais pobres da federação, vai ter que contratar e melhorar a vida dos professores brasileiros e isso vai ser um passo gigantesco para o futuro do nosso país.

Luiz Fara Monteiro: Além do Fundeb, presidente, que outro projeto o senhor destacaria?

Presidente Lula: O segundo projeto que eu considero importante, Luiz, é a aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, porque a micro e a pequena empresa são responsáveis por mais de 60% dos empregos gerados no Brasil e nós queremos fazer com que a lei possa facilitar a criação de uma empresa, o funcionamento de uma empresa, porque fazendo assim nós estaremos garantindo que haja mais oferta de empregos, mais salários, mais consumo e mais crescimento da economia brasileira. E tem a pré-empresa, que está sendo ligada à Lei Geral da Pequena Empresa, e que, se forem aprovados esses três projetos, ou seja, o Fundeb para a educação, se for aprovado a Lei Geral da Pequena Empresa, se for aprovado a pré-empresa e o orçamento, o Brasil estará se preparando para enfrentar nos próximos anos um grande impulso no desenvolvimento.

Luiz Fara Monteiro: Presidente, esta Lei Geral de Micro e Pequenas Empresas é importante. O Brasil está batendo recordes de exportações cada vez mais. Isso ajuda a aumentar a competitividade das empresas nacionais?

Presidente Lula: Ajuda muito. Ajuda muito porque o resultado das exportações brasileiras demonstra que nós estamos exportando muito, mas muito manufaturado, ou seja, significa que nós estamos exportando produtos com maior valor agregado. E quanto mais empresas nós tivermos, quanto mais nós facilitarmos o processo de exportação dos produtos brasileiros, mais nós teremos divisas em dólares, mais nós teremos saldo de balança comercial, mais nós geraremos empregos no Brasil. Por isso que o projeto é importante. É um projeto que foi discutido com o Sebrae, foi discutido com os parlamentares, foi discutido com as empresas, foi discutido com a sociedade como um todo. O Congressso saberá fazer os ajustes que tem que fazer e aprovar uma bela lei para que as micro e pequenas empresas saiam do sufoco e possam se desenvolver e possam até crescer, que é esse o objetivo de todos nós, ou seja, crescer na vida, fazer com que as coisas melhorem. Eu acho que o Congresso vai votar isso porque o Congresso sabe que independentemente das disputas políticas que teremos em 2006, o povo brasileiro não pode ser prejudicado por conta de uma disputa eleitoral. É importante que isso seja aprovado, aprovado com rapidez, para que a gente possa colocar em funcionamento as leis o mais rápido possível.

Luiz Fara Monteiro: Obrigado presidente e uma boa semana para o senhor.

Presidente Lula: Obrigado a você Luiz, obrigado aos ouvintes do nosso programa. Eu tenho dito todo dia, nesse começo de ano, que 2006 será o ano do Brasil porque todas as coisas que tinham que ser feitas para preparar um crescimento duradouro, um novo ciclo de crescimento da indústria nacional, da agricultura nacional, das exportações brasileiras, do crescimento da economia, já foram feitas. Agora é a gente colher aquilo que foi plantado e eu estou convencido que o governo, trabalhadores e empresários, juntos, nós iremos, definitivamente, consolidar o Brasil enquanto um país de economia sólida, estável e forte. Muito obrigado a você Luiz e obrigado a nossos ouvintes.

Luiz Fara Monteiro: Tá certo presidente e esta entrevista está sendo gravada neste domingo, dia 8 de janeiro, e a gente volta na próxima segunda com mais uma edição do "Café com o Presidente". Acesse o programa também na internet. O endereço você já sabe: www.radiobras.gov.br. Um abraço a todos e até a semana que vem.