José Alencar diz que Brasil deve continuar à frente do comando da missão da ONU no Haiti

09/01/2006 - 15h08

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, descarta a possibilidade do Brasil deixar o comando da força militar da missão da Organização das Nações Unidas no Haiti (Minustah). "Nós não podemos de forma alguma, nem mesmo questionar, a missão. Não podemos recuar de forma alguma", disse. No último sábado (7), o general brasileiro Urano Bacellar, o comandante das tropas da ONU, foi encontro morto no quarto do hotel onde morava na capital Porto Príncipe.

"Há um trabalho para que o comando continue com o Brasil. Não tenho dúvida nenhuma que o comando deve ficar com o Brasil", acrescentou José Alencar. Na tarde de hoje (9), o vice-presidente se reúne com o comandante do Exército, Francisco Albuquerque, para decidir o nome do general que será submetido à ONU para chefiar os soldados no país.

O Brasil comanda a força militar da missão de paz da ONU no Haiti (Minustah) desde junho de 2004. Os 1.200 soldados do país que estão no Haiti formam o maior contingente brasileiro enviado ao exterior desde a 2ª Guerra Mundial. O Conselho de Segurança da ONU autorizou o envio de força militar na missão de paz para garantir a estabilidade e a segurança no país após a queda do ex-presidente Jean Bertrand Aristide.