Evento de moda mostra no Rio peças produzidas por cooperativas de agricultura familiar

09/01/2006 - 14h10

Rio, 9/1/2006 (Agência Brasil - ABr) - Blusas e vestidos bordados manualmente com desenhos que retratam o sertão de Minas Gerais, bolsas e acessórios produzidos com lã de ovelhas criadas no Rio Grande do Sul e chapéus confeccionados com caruá, uma planta típica da Bahia, estão entre as peças produzidas por cooperativas de agricultura familiar que serão expostas durante a sétima edição do Fashion Business.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, que viabiliza a inserção das peças no evento, o objetivo é promover a inclusão socioeconômica de comunidades de baixa renda através da moda.

O Fashion Business é a bolsa de negócios da moda, que integra a programação do Fashion Rio, uma série de desfiles que começa amanhã (1O) e vai até até sexta-feira (13) no Museu de Arte Moderna (MAM), na capital fluminense. Os organizadores esperam reunir 130 compradores nacionais e 15 internacionais.

A cooperativa Coopersal Fashion, da cidade de Salinas, em Minas Gerais, reúne 43 artesãs e participa pela segunda vez do evento. Com os recursos obtidos com a venda das peças durante o Fashion Business, as artesãs esperam liquidar o financiamento de R$ 133 mil que tomaram junto a um banco para equipar a cooperativa, comprando máquinas de corte e costura. No ano passado, a cooperativa movimentou R$ 20 mil.

"Desde que a cooperativa foi montada, em 2002, ainda não tivemos nenhuma retirada. A gente espera que, com a participação na edição deste ano, seja possível começar a lucrar no máximo daqui a uns dois meses", afirmou a presidente da cooperativa, Débora Dutra.

Uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), permitiu que se aliasse o trabalho das artesãs ao conhecimento de profissionais da moda. Com isso, neste ano, a Coopersal Fashion apresenta a coleção "A cara do Sertão". Assinada pelo estilista Ronaldo Fraga, a coleção é baseada na identidade local.

"A nova coleção vai trazer bordados de carros de boi, cana e pássaros. Desta vez, esperamos conquistar não só o mercado nacional, mas também o de outros países. É nosso sonho", diz a presidente da Coppersal Fashion.

Segundo a consultora do MDA Patrícia Nunes, "o objetivo do ministério, ao promover essas parcerias é descobrir o potencial das comunidades e gerar renda, agregando valor aos talentos e ao artesanato locais". Patrícia informa que, nos três estados que participam do Fashion Business - Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul - a iniciativa beneficia 350 famílias moradoras de comunidades carentes.

De acordo com a presidente da Coopersal Fashion, com a participação de estilistas experientes, é possível aumentar em até 70% o valor de cada peça produzida pela cooperativa.