Decisão sobre traslado do corpo do general brasileiro deve sair amanhã

09/01/2006 - 15h46

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A decisão final sobre a data do traslado do corpo do general brasileiro Urano Bacellar, chefe das tropas militares da ONU no Haiti, deve ser anunciada amanhã (10). Em entrevista no Ministério da Defesa, o vice-presidente José Alencar afirmou que a decisão só sairá após a perícia dos técnicos brasileiros que desembarcaram ao Haiti.

"Acredito que mais um dia nós teremos de saber da translado do corpo. Hoje provavelmente não dê tempo", avalia. O general Urano Bacellar, de 57 anos, foi encontrado morto no quarto do hotel onde morava na capital Porto Príncipe. Bacellar era gaúcho e foi o segundo militar brasileiro a comandar as tropas militares da ONU no país mais pobre das Américas.

O governo brasileiro enviou uma missão de especialistas e autoridades para investigar a morte do militar. O grupo é composto por um delegado, dois peritos da Polícia Federal e um médico do Instituto Médico Legal (IML) do Distrito Federal. Também seguiram na missão um general e um coronel do Exército Brasileiro, um representante da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e um promotor do Ministério Público Militar.

O Brasil comanda a força militar da missão de paz da ONU no Haiti (Minustah) desde junho de 2004. Segundo o Ministério da Defesa, os exatos 1.496 soldados do país que estão no Haiti formam o maior contingente brasileiro enviado ao exterior desde a 2ª Guerra Mundial. O Conselho de Segurança da ONU autorizou o envio de força militar na missão de paz para garantir a estabilidade no país após a queda do ex-presidente Jean Bertrand Aristide.