Brasil deve definir amanhã indicação para comando militar no Haiti

09/01/2006 - 16h00

Lana Cristina
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo brasileiro quer definir amanhã (10) o nome que o Brasil vai indicar como substituto do general Urano Teixeira da Matta Bacellar, que comandava a força militar da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah). O general foi encontrado morto na manhã de sábado (7) no hotel onde morava, em Porto Príncipe, capital haitiana.

A informação é do vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, que se reúne às 8h30 desta terça-feira com o comandante do Exército, general Francisco Albuquerque, para discutir a questão. "Temos alguns nomes e vamos escolher o substituto nessa reunião, em que também vamos definir a data da viagem que o general Albuquerque fará ao Haiti e à sede das Nações Unidas, em Nova Iorque", informou o ministro.

Cabe à Organização das Nações Unidas (ONU) a definição do novo comandante da Minustah no Haiti. Mas, segundo Alencar, o Brasil pretende continuar no comando da operação militar, uma vez que está à frente das tropas desde o início da missão, em 2004.