Recursos para estradas não deveriam ser usados em outros gastos, defende engenheiro

08/01/2006 - 13h14

Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os recursos da Contribuição sobre Intervenção de Domínio Econômico (Cide) deveriam ser usados apenas para a manutenção e construção de estradas, na opinião de Emiliano Stanislau Afonso, diretor do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo. Segundo Afonso, dados do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) indicam que os recursos arrecadados com a Cide não foram usados só para obras de infra-estrutura, como determina a lei que criou a contribuição.

"A utilização correta dos recursos da Cide, somados ao que já se aplicava no setor de transportes antes da implementação desse imposto, permitiria a execução de um plano efetivo no setor, evitando a necessidade de medidas tardias como a de tapa-buracos", afirmou. O engenheiro também criticou a operação tapa-buracos por ser feita em um período de chuvas.

Começa amanhã (9) o plano de emergência do governo federal para recuperação de 7.250 mil quilômetros de estradas. No último dia 2, o Diário Oficial da União publicou a liberação de R$ 350 milhões para as obras.