Produtos de agricultura familiar farão parte de evento de moda no Rio

07/01/2006 - 10h32

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – Pela segunda vez consecutiva, a parceria iniciada há um ano entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) vai incluir a produção artesanal de cooperativas de agricultura familiar no Fashion Business, bolsa de negócios que acontece paralelamente ao Fashion Rio, que integra o calendário brasileiro da moda. Em 2005, o projeto, batizado A Cara do Sertão, lançou a produção artesanal de cooperativas dos municípios de Salinas (MG) e Valente (BA).

Neste ano, o evento, previsto para ocorrer entre 10 e 13 de janeiro, terá produtos de 300 artesãs de cinco cooperativas dos estados da Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. De acordo com a consultora de Coordenação Geral de Agregação de Valor e Renda da Secretaria de Agricultura Familiar do ministério, Patrícia Mendes, até junho deste ano, a meta é integrar o trabalho de agricultoras de mais quatro estados (Maranhão, Amazonas, Pará e Mato Grosso do Sul) à produção desenvolvida por estilistas como Ronaldo Fraga, de modo a inserir esses produtos em mercados diferenciados.