Rodovia entre Amazonas e Acre é liberada após fim de protesto

06/01/2006 - 15h11

Thaís Brianezi
Repórter da Agência Brasil

Manaus - O trânsito na rodovia BR-317, que liga Boca do Acre, no sul do Amazonas, a Assis Brasil, no sudoeste do Acre, está liberado desde às 20 horas de ontem, segundo informou hoje (6) o chefe substituto do núcleo de Policiamento da Polícia Rodoviária Federal no Acre, Simonardi Lima. Durante quatro dias, a via esteve bloqueada por cerca de 20 caminhões usados no transporte de gado, um protesto dos produtores agropecuários da região pelas más condições de trafegabilidade.

O bloqueio aconteceu no quilômetro 30 da estrada, ainda no município de Boca do Acre – o caminho até Rio Branco não é pavimentado, diferentemente do trecho que liga a capital do Acre a Assis Brasil. "Nesta época de chuva, os veículos maiores demoram dez horas para percorrer um trajeto que em condições normais seria feito em duas horas", contou Lima.

De acordo com a estudante Angélica Monte, moradora de Boca do Acre, os ônibus que saem de Rio Branco não têm hora para chegar ao município amazonense, durante o "inverno" amazônico (período chuvoso, que vai de novembro a abril). "No verão, eles saem de lá às 6h e, ao meio dia, no máximo, estão aqui. No inverno, há ônibus que chega às 17 horas. A estrada está péssima mesmo", revelou.

Segundo o chefe do Serviço de Infra-Estrutura do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) no Amazonas, Edisson Cavalcante, ainda não há recurso previsto para a pavimentação dos 100 quilômetros da estrada localizados no Amazonas.