Pescadores da Região Norte terão mais uma parcela de seguro-desemprego

06/01/2006 - 13h42

Valtemir Rodrigues
Da Voz do Brasil

Brasília - Cerca de 36 mil pescadores da Bacia Amazônica vão receber mais uma parcela do seguro-desemprego. Por causa da seca que atingiu a Região Norte, o pagamento do seguro foi estendido por mais 30 dias. O benefício é pago aos profissionais para que não pesquem no período de reprodução dos peixes, quando a atividade é proibida. Normalmente, são pagas quatro parcelas de um salário mínimo a cada pescador.

De acordo com a coordenadora-substituta do Seguro-Desemprego do Ministério do Trabalho, Francisca Valderez de Albuquerque, foi preciso estender o pagamento devido à gravidade da seca que atingiu a Região Norte. "Um estudo feito na região considerou que os pescadores não poderiam voltar a pescar diante dos prejuízos ambientais ocasionados pela estiagem. No estado do Amazonas, por exemplo, a seca colocou 62 dos 63 municípios em situação de emergência".

Valderez disse que a expansão do pagamento é uma forma preventiva de garantir a reprodução dos peixes. "O defeso terminava em março e, em seguida, já no início do mês de abril, seria muito difícil que a pesca fosse retomada", explicou Valderez. Segundo ela, nessa medida preventiva, já se fez uma previsão de que não era possível os pescadores exercerem a atividade até 31 de março. "Embora já estivesse chovendo nessa região, os rios não estariam em condições de ofertar o pescado", acrescentou. .

A coordenadora substituta do Seguro-Desemprego informou que a medida beneficia somente os pescadores que já estavam cadastrados no sistema e recebem o seguro desde novembro. Ela explicou que o benefício é uma forma de minimizar os problemas causados pela seca a esses profissionais, além de oferecer a eles uma renda no período em que ficam sem exercer a atividades. "Os pescadores, no período em que a pesca fica paralisada, ficam sem nenhuma atividade. Foi pensando nesse pescador que essa ação foi criada", afirmou.

O período do defeso costuma ocorrer entre os meses de novembro e fevereiro. Os pescadores que interromperam as atividades em novembro receberão a última parcela do seguro-desemprego em abril. Os beneficiados são pescadores dos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Mato Grosso e Rondônia.