Número de inscrições no ProUni superou expectativa, diz Ministério da Educação

06/01/2006 - 14h48

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Programa Universidade para Todos (ProUni) recebeu número recorde de inscrições para o primeiro semestre deste ano. Concorrem às bolsas de estudo 797 mil estudantes. Este número representa crescimento de mais de 130% em relação a 2005. Segundo o ministro interino da Educação, Jairo Jorge, o resultado superou a expectativa do MEC, que era de dobrar o número de inscrições. "Isso mostra a força do programa e a demanda social real por educação que existe no Brasil", afirmou.

Foram ofertadas para o primeiro semestre 91.100 bolsas, das quais 94% estão preenchidas. Cresceu também o número de instituições que participam do programa. Este ano, mais 90 instituições aderiram, totalizando 1.232 participantes.

Os candidatos pré-selecionados já podem conferir sua classificação no ProUni com base na nota obtida no Exame Nacional de Desempenho do Ensino Médio (Enem). Os estudantes têm prazo de 9 de janeiro a 3 de fevereiro para comprovar nas instituições de ensino que preenchem os critérios para se matricular.

O ProUni foi criado em 2004 e oferece bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes de baixa renda em instituições de ensino superior privadas. Os estudantes precisam comprovar renda familiar até R$ 450 por pessoa para bolsa integral ou de até R$ 900 para bolsa parcial. É necessário também ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral.

Professores da rede pública sem curso superior que desejarem cursar licenciatura ou pedagogia também podem concorrer a bolsas do ProUni. Nesse caso, não precisam comprovar renda.

A lista com os nomes dos pré-selecionados para o programa está no www.mec.gov.br