Kirchner vem oficialmente ao Brasil pela primeira vez no dia 18

06/01/2006 - 19h09

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente da Argentina, Néstor Kirchner, chega ao Brasil no dia 18, para sua primeira visita oficial ao país. Vários encontros já aconteceram entre ele e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas Kirchner ainda não havia feito uma visita com esse caráter ao Brasil.

Segundo o assessor de imprensa da embaixada brasileira na Argentina, Julio Biteli, o governo brasileiro aguarda com expectativa essa visita. Entre os temas que podem ser abordados estão as eleições de países da América Latina, como a do Peru, a da Bolívia e a do Equador e a criação da Comunidade Sul Americana de Nações.

Além de Kirchner, o novo ministro de Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Argentina, Jorge Taiana, também virá para esse encontro. Ele chega ao Brasil na quarta (11) e se reunirá com o ministro Celso Amorim, segundo a assessoria.

O chanceler argentino vem acompanhado de toda a cúpula da chancelaria argentina. Isso deve permitir às autoridades brasileiras e argentinas a realização de reuniões setoriais que aprofundam questões específicas de ambos países.