Tremores do Paraná são identificados como um dos maiores sismos no estado dos últimos 100 anos

05/01/2006 - 12h02

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – Os tremores de terra ocorridos ontem (4) à noite na região de Campos Gerais, no Paraná, foram identificados hoje (5) pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília como um dos treze maiores sismos ocorridos nos últimos cem anos no estado. Eles alcançaram 4.7 graus na escala Richter, com epicentro na região de Telêmaco Borba. Segundo o tenente Eduardo Pinheiro, da Defesa Civil do Paraná, o fenômeno foi considerado pelo observatório como " forte" para a região Sul do País.

Os moradores dos municípios de Telêmaco Borba, Imbaú e Ortigueira sentiram os tremores. Eram 21 horas quando as pessoas começaram a ligar para o Corpo de Bombeiros da região para saber o que estava acontecendo. Não houve registro de feridos e nem desabamentos. O clima hoje pela manhã é de tranqüilidade. De acordo com o tenente Eduardo Pinheiro, não é possível prever quando e se o fato voltará a se repetir.

Há alguns meses, aconteceram tremores semelhantes em municípios da região oeste e central do estado. Em Cascavel, a população ouviu inclusive ruídos em virtude da movimentação do solo. Na ocasião, a explicação de institutos de geociência era de que as acomodações ocorridas em placas que compõem o solo na região dos Andes teriam produzido ondas de movimentos. Essas ondas chegaram a ser sentidas nos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul.

Em geral, os tremores são causados por deslocamentos e acomodações das placas da crosta terreste, a uma profundidade de 40 quilômetros abaixo da terra. O contato das placas libera a energia que provoca as vibrações sentidas na superfície terrestre. A intensidade dos terremotos é medida pela Escala Richter, inventada pelo sismólogo Charles Richter em 1935. A escala vai de zero a nove e os tremores fracos recebem valores próximos de zero. Cada unidade representa dez vezes a magnitude do tremor.