Para Dulci, ProJovem supera metas e mostra esforço do governo em ações para juventude

05/01/2006 - 13h20

Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) superou a meta do governo federal de beneficiar 200 mil pessoas este ano. De acordo com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, 213 mil jovens se inscreveram no programa para a edição de 2006. O ministro concedeu entrevista coletiva que foi transmitida ao vivo pelas emissoras de rádio da Radiobrás (Rádio Nacional AM de Brasília, Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro e Rádio Nacional da Amazônia OC).

O ProJovem garante que jovens, de 18 a 24 anos, concluam o Ensino Fundamental e um curso profissionalizante, recebendo uma bolsa-auxílio de R$ 100 por mês durante um ano. Ele está implantado no Distrito Federal e nas 26 capitais dos estados. "Todos que freqüentam o ProJovem aprendem uma profissão compatível com o mercado de trabalho da sua região e ainda prestam serviço comunitário nas próprias comunidades", explicou o ministro.

De acordo com ele, o programa une escolaridade com formação profissional. Um dos cursos fundamentais que os jovens têm acesso é o de informática. "A primeira coisa que se pede para quem vai trabalhar num restaurante é se ele sabe informática, não precisa apenas saber de questões culinárias. Hoje, para ser um torneiro mecânico em uma oficina, também precisa saber informática, porque o carro entra e é registrado no computador", ressaltou Dulci.

O ministro afirmou que o atual governo está empenhado em elaborar políticas públicas específicas para a juventude. Segundo ele, "o presidente Lula teve a audácia, a criatividade, de criar a Secretaria Nacional da Juventude e de instaurar o Conselho Nacional da Juventude". Atualmente, existiriam ações voltadas para o jovem trabalhador rural, para o jovem operário e para o de classe média assalariada. Entre elas, o Agente Jovem, o Consórcio Social da Juventude e o crédito agrícola específico para jovem, no programa de Agricultura Familiar.

A entrevista do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República contou com a participação de jornalistas de seis emissoras parceiras. Ela também será transmitida pela TV NBr, às 14h30.