Itamaraty abre inscrições para seleção de futuros diplomatas

05/01/2006 - 6h00

Brasília - Os interessados na carreira diplomática já podem se inscrever no concurso que vai escolher candidatos para as 105 vagas oferecidas pelo Ministério das Relações Exteriores. Os aprovados vão ocupar inicialmente o cargo de terceiro secretário, classe inicial da carreira, e estarão habilitados para o curso de formação do Instituto Rio Branco. O edital do concurso encontra-se disponível na internet, nos endereços www2.mre.gov.br/irbr/irbr.htm e www.cespe.unb.br/concursos/diplomacia2006.

As inscrições começaram na segunda-feira (2) e terminam no dia 22 de janeiro. Para concorrer a uma das vagas, os candidatos devem pagar uma taxa de R$ 100,00 e preencher alguns requisitos, como ser brasileiro nato, possuir curso superior em qualquer área e estar em dia com as obrigações eleitorais. Os homens também precisam estar em dia com o serviço militar.

Dividido em três fases, o concurso será realizado simultaneamente em 18 capitais brasileiras. A primeira prova (fase), um teste de pré-seleção de caráter eliminatório, deverá ser aplicado nos dias 11 e 12 de fevereiro.