Empresário desiste de comando da Varig

05/01/2006 - 14h46

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – O empresário Nelson Tanure, proprietário da empresa Docas Investimentos, retirou formalmente sua oferta pelo comando da Fundação Ruben Berta (FRB), controladora do grupo Varig. O anúncio foi feito hoje (5) durante as assembléias extraordinárias do Colégio Deliberante da fundação, ocorridas no Rio de Janeiro.

A desistência estava prevista no acordo firmado no final de 2005 entre a Docas e a FRB, pelo qual Tanure pagaria U$ 112 milhões pela aquisição de 25% das ações ordinárias (com direito a voto) da fundação. De acordo com a Docas, Tanure estaria interessado em adquirir as subsidiárias VarigLog e Varig Engenharia e Manutenção(VEM), pelas quais ofereceria U$ 139 milhões.

Em novembro do ano passado, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a empresa aérea portuguesa TAP adquiriu as duas subsidiárias, mediante a formação de uma sociedade de propósito específico. A dívida total do grupo Varig chega a cerca de R$ 7,5 bilhões, dos quais R$ 4,5 bilhões são relativos a débitos fiscais com o governo.