Em entrevista, ministro destaca projeto de Gestão de Florestas Públicas

05/01/2006 - 14h02

Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, disse hoje (5) que a sociedade precisa conhecer melhor o projeto de Gestão de Florestas Públicas, que tramita no Congresso Nacional. O projeto institui o mecanismo de concessão florestal: autorização a particulares para utilizar, de forma sustentável, os recursos florestais em áreas públicas durante um prazo máximo de 40 anos.

O ministro concedeu entrevista coletiva que foi transmitida ao vivo pelas emissoras de rádio da Radiobrás (Rádio Nacional AM de Brasília, Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro e Rádio Nacional da Amazônia OC). A entrevista contou com a participação de jornalistas de seis emissoras parceiras.

"O projeto interessa a Amazônia, mas interessa também ao Brasil inteiro. A Amazônia não é uma questão de interesse apenas de quem vive lá. É um patrimônio do país e o Brasil como um todo tem de tratá-lo com essa importância", destacou. Segundo ele, 75% da Amazônia é composta de florestas públicas.

Dulci destacou, no entanto, que o projeto já foi debatido com entidades ambientalistas antes de ser encaminhado ao Congresso. Ele disse acreditar que a Lei de Gestão das Florestas irá ajudar a reduzir o desmatamento na Amazônia.

Clique aqui para ler a série de reportagens especiais "Uma Lei para Florestas".