Deputados questionam acusações de "acordão" para livrar colegas de cassação

05/01/2006 - 19h27

Marcos Chagas
Repórter Agência Brasil

Brasília – O líder do PT na Câmara, Henrique Fontana (RS), e o deputado Sandro Mabel (PL-GO) cobraram do relator da CPMI dos Correios, Osmar Serraglio, responsabilidade e isenção nas declarações que tem dado sobre a existência de um "acordão" para livrar parlamentares da cassação.

"Cabe lembrar que na lista de denunciados ao Conselho de Ética constam nomes de parlamentares de partidos como PT, PFL, PSDB, PP, PTB e PL, o que nos leva a concluir que a acusação lançada pelo deputado Osmar Serraglio atinge parte significativa do parlamento", afirmou Fontana.

Para o líder petista não cabem "afirmações genéricas" sobre um assunto como este. "Para agir com correção e isenção, que seu cargo exige, ele tem o dever de apontar os nomes de quem articulou tal acordo e estes nomes deveriam ser divulgados acompanhados de provas que confirmem a acusação", disse Henrique Fontana.

O deputado Sandro Mabel enviou ofício a Serraglio pedindo que o relator informe os nomes dos partidos e dos deputados "que fariam parte do ‘acordão’, como como apresente provas que realmente existe algum tipo de acordo".

Caso não tenha provas sobre as declarações dadas, Mabel sugere ao relator da CPMI dos Correios que se retrate para que a sociedade "possa ter a certeza dos fatos e não apenas conviver com notícias levianas que em nada contribuem para o melhoramento da imagem desta Casa".