Chuvas mantêm Defesa Civil em estado de alerta no Rio

05/01/2006 - 17h37

Rio, 5/1/2006 (Agência Brasil - ABr) - A Defesa Civil Municipal do Rio informou que está em estado de alerta até amanhã (6) e a Defesa Civil Estadual mantém o estado de atenção, por causa das chuvas que caíram o estado nas últimas 24 horas. Na manhã de hoje (5), o teto de uma casa desabou, no município de Niterói, soterrando duas crianças, que foram socorridas e passam bem.

Segundo o diretor da Defesa Civil Estadual, coronel José Paulo Queiroz, as áreas mais atingidas do estado foram a Região Metropolitana e os municípios de Cabo Frio e São Pedro d’Aldeia, na Região dos Lagos, com alagamentos, inundações e escorregamento de terras.

"Nós estamos em estado de atenção. Se, em alguma região, as chuvas caírem e houver alguma evolução, aí poderemos entrar em estado de alerta. Estamos de prontidão 24 horas, com todos os recursos humanos e materiais, à disposição, para atender a qualquer emergência", disse Queiroz.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, João Carlos Mariano, no município do Rio, os bairros mais atingidos foram Campo Grande, na zona oeste, e Ilha do Governador, na zona norte. "Campo Grande tem um acumulado de 98 milímetros de chuva em 24 horas e Ilha do Governador, de 78 milímetros. O esperado para o mês era em torno de 130, ou seja, em um dia, se aproximou quase do que era esperado no mês de janeiro", afirmou Mariano.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está com um alerta, até as 23 horas de hoje, de pancadas de chuvas, trovoadas e ventos de rajada de 40 a 60 quilômetros horários, nas regiões serrana, Vale do Paraíba, litoral sul e na capital.