Brasil e Austrália fazem acordo aéreo e firmam cooperação educacional entre os países

04/01/2006 - 22h42

Adriana Franzin
Da Agência Brasil

Brasília – Brasil e Austrália firmaram acordos de cooperação mútua no encontro que reuniu hoje (4) o chanceler australiano, Alexander Downer, e o ministro das Relações Exteriores, embaixador Celso Amorim, em Brasília. Na reunião de trabalho, os representantes dos dois países reiteraram a intenção de estreitar as relações diplomáticas que completaram 60 anos ano passado. O chanceler permanece no país até amanhã.

De acordo com nota do Ministério das Relações Exteriores, os chanceleres "trocaram avaliações sobre a conjuntura regional e internacional e analisaram os principais temas da agenda bilateral". Eles aproveitaram o encontro para promover as negociações do acordo aéreo que visa intensificar o comércio, turismo, intercâmbio acadêmico e relações culturais entre os países.

Outro tema de discussões foi a cooperação educacional entre Brasil e da Austrália. Os representantes analisaram principalmente as perspectivas sobre colaboração no âmbito da educação profissionalizante. Os esforços nesse sentido vêm sendo promovidos desde a assinatura do Memorando de Entendimento entre os ministérios da Educação dos dois países, em abril do ano passado. Na reunião, Amorim salientou a proposta de instalar um núcleo de língua portuguesa e civilização brasileira na Universidade Nacional da Austrália.

Os ministros concluíram também haver necessidade de intercâmbio na área de ciência e tecnologia como um campo promissor de cooperação. As disciplinas incluiriam ciências agropecuárias, nanotecnologia, biotecnologia, aqüicultura e oceanografia.

O representante brasileiro anunciou, no encontro, a intenção de visitar a Austrália no segundo semestre deste ano para aprofundar as discussões.

Com informações do Ministério das Relações Exteriores