Varig e companhia americana firmam acordo para recuperação de turbinas

04/01/2006 - 19h13

Rio, 4/1/2006 (Agência Brasil - ABr) - A Varig anunciou hoje (4), no Rio, a assinatura de acordo de financiamento com a Boeing Capital Corporation dos Estados Unidos, para recuperação de seis turbinas de aviões MD-11. O acordo permitirá que a companhia reincorpore à frota, até o final de março próximo, duas aeronaves que se encontravam em manutenção na subsidiária Varig Engenharia e Manutenção.

O presidente da Varig, Marcelo Bottini, ressaltou a importância do acordo com a companhia americana, segundo ele, de renome internacional, no momento em que o grupo Varig passa pelo processo de recuperação judicial. Na avaliação de Bottini, a Boeing dá, com essa medida, uma demonstração positiva, no sentido de "acreditar no futuro da Varig e em sua recuperação no mercado da aviação comercial".

Segundo a assessoria de imprensa da Varig, a meta da empresa é totalizar frota de 64 aviões até o final deste mês, superando, inclusive, o número previsto no plano de recuperação, que era de 63 aviões no primeiro semestre.

Se tudo der certo, como estima a companhia, a frota da Varig poderá fechar o ano de 2006 com um total de aviões acima das 69 aeronaves projetadas no plano de reestruturação. De acordo com a assessoria, a entrada em operação dessas unidades vai propiciar o "perfeito atendimento das atuais malhas doméstica e internacional".