MEC calcula crescimento de 130% em número de inscrições no Programa Universidade para Todos

04/01/2006 - 19h36

Bianca Paiva
Da Agência Brasil

Brasília – O Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação (MEC) bateu recorde no número de inscrições para o primeiro semestre de 2006. No total, 797.840 estudantes se inscreveram para concorrer às 91 mil bolsas de estudo oferecidas pelo programa – 63 mil são integrais.

Em 2005, na primeira edição do ProUni, 340 mil pessoas se candidataram para 112 mil vagas. Segundo o diretor do Departamento de Modernização e Programas da Educação superior do MEC, Celso Carneiro Ribeiro, em 2006 houve um crescimento de cerca 130% no número de inscrições em relação ao ano passado.

"O balanço das inscrições para o ProUni é extremamente positivo, mais do que o dobro do ano passado. O programa realmente está permitindo o acesso de estudantes provenientes de famílias de baixa renda à universidade, acesso esse que eles não teriam sem esse tipo de programa", avaliou.

De acordo com o diretor, "os alunos que entram nas universidades por meio do programa tem mostrado um desempenho melhor em comparação aos que entram por meio do vestibular". Ribeiro também informou que a demanda pelo programa refletiu no aumento de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

"Também um número recorde da ordem de 3 milhões de candidatos que fizeram o Enem contra 1,5 milhão do ano passado. É um programa realmente de inclusão permitindo que esses estudantes tenham acesso ao ensino superior e, a partir disso, ao mercado de trabalho", completou.

As vagas do Enem são voltadas para alunos de baixa renda que estudam em universidades particulares. Para participar do programa, o candidato tem que ter feito o Enem, tem que ter renda familiar per capita (por cabeça) limitada a um salário mínimo e meio para bolsa integral ou de até três salários mínimos para bolsa parcial (50% da mensalidade), segundo informou Ribeiro.

Além disso, o estudante tem que ter cursado ensino médio numa escola pública ou escola particular com bolsa integral.

Ribeiro disse ainda que os alunos são selecionados em função do bom desempenho na avaliação do Enem. "É um programa que valoriza o mérito e os bons estudantes".

No segundo semestre deste ano o ProUni vai oferecer mais 40 mil vagas, totalizando 130 mil em 2006. O resultado dos candidatos classificados estará disponível a partir da sexta-feira (6) no site do MEC, www.mec.gov.br/prouni