Consórcio Social da Juventude de Teresina seleciona instituições participantes

04/01/2006 - 15h17

Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Consórcio Social da Juventude de Teresina (PI) iniciou hoje (4) o processo de seleção das instituições da sociedade civil que oferecerão cursos técnicos aos 700 jovens que participarão do programa neste ano. Segundo a coordenadora geral do Consórcio de Teresina, Lucineide Rodrigues, a qualificação terá início em março e o processo de inserção dos jovens no mercado de trabalho começará em junho.

"Temos o compromisso de inserir 30% dos 700 jovens no mercado de trabalho", afirmou Lucineide. Ela disse que, em 2005, mil jovens participaram das aulas de capacitação ministradas por 19 entidades da sociedade civil. Neste ano, 27 instituições participam do processo de seleção. O consórcio é um programa do Ministério do Trabalho e Emprego que atende jovens de 16 a 24 anos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.

"A organização não-governamental não tem uma linha definida de capacitação. Ela vai escolher dentro da proposta do mercado de trabalho de Teresina", destacou. De acordo com Lucineide, no ano passado, foram oferecidos cursos de fotografia e filmagem, comunicação, eventos, serigrafia, culinária e panificação. Neste ano, a coordenadora acredita que também serão desenvolvidos cursos de montagem de computador, atendimento hospitalar e outros relacionados ao mercado varejista.

"Em Teresina, não temos muitas indústrias, o mercado é mais lojista. É um mercado mais fechado", explicou Lucineide. O programa oferece ainda aulas de informática, noções de cidadania e ética. Ao todo, os jovens freqüentem 400 horas/aula. Segundo Lucineide, é a baixa escolaridade que dificulta o acesso dos jovens ao mercado de trabalho. "Depois de quatro meses em que os jovens freqüentaram todos os dias uma qualificação, acreditamos que eles possam ir ao mercado de trabalho em condições de competir com os outros", destacou.

Lucineide destacou que, em Teresina, o Consórcio Social da Juventude é chamado também de Tear da Juventude. "O tear, para nós, é um instrumento artesanal que constrói rede e tapetes. É nesse sentido de construção da rede que utilizamos. Começa com a rede das entidades e depois a gente faz a seleção dos jovens, que também entram na rede", disse.