Apenas 870 mil aposentados recadastraram-se, até agora, no censo previdenciário

04/01/2006 - 13h08

Rio, 4/1/2006 (Agência Brasil - ABr) - Apenas 870 mil aposentados foram recadastrados, até agora, no censo previdenciário feito pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). A informação foi dada hoje pelo diretor de Benefícios do Ministério da Previdência, Benedito Brunca, em entrevista ao programa Notícias da Manhã, produzido pela Radiobrás.

Na primeira fase do censo, que termina no dia 24 de fevereiro, foram convocados a atualizar os dados 2,5 milhões de beneficiários, que, para facilitar o atendimento, foram divididos em três grupos.

Os avisos do primeiro grupo foram encaminhados em outubro, o seguinte em novembro e o último em dezembro. Dos 960 mil aposentados que receberam os avisos em outubro, mais de 500 mil já atualizaram os dados. "Se, até o final de fevereiro, o primeiro grupo que foi chamado não prestar as informações necessárias ao censo, o pagamento de março, que é efetuado no início de abril, vai ser suspenso", alertou Brunca.

Ele considera suficiente o prazo dado pelo ministério para o aposentado fazer o recadastramento, após cinco meses de convocações, avisos e, agora no mês de janeiro, com o envio de cartas e a publicação de editais para aqueles que a Previdência não tinha o endereço completo.

Também para tornar mais fácil o atendimento, o ministério alterou o modelo de recadastramento e os aposentados não precisam ir às agências do INSS para atualizar os dados, serviço que deve ser feito na própria agência bancária onde ele recebe o benefício.

Se o aposentado tiver procurador ou curador, o recadastramento será feito por seu representante. "No caso de um curador, tutor ou procurador, o INSS habilita para a pessoa para que possa receber o dinheiro. Importante é que essa pessoa também está autorizada a prestar informações relativas ao censo. O que nós faremos em seguida é identificar fazendo uma pesquisa em todos esses casos para comprovar que a pessoa está viva e, portanto, apta para continuar a receber os seus direitos", explicou.

Brunca informou que os avisos para a segunda fase de convocação vão começar a ser feitos no início de fevereiro para começo dos trabalhos em março. Desta vez, serão 13 milhões de beneficiários, distribuídos ao longo de 10 meses de censo.