Universidades que fizeram greve começam a retomar aulas do ano passado

03/01/2006 - 18h16

Bianca Paiva e Lílian de Macedo
Da Agência Brasil

Brasília – As duas universidades que tiveram o maior período de greve durante 2005 retomaram ontem (2) suas aulas. As federais do Acre e do Pará reiniciram as aulas do segundo semestre do ano passado, após 112 dias de paralisação dos professores, em protesto por melhores salários. Foi a maior greve de docentes dos últimos 25 anos.

As outras universidades devem retomar as aulas em períodos diferentes. Na Universidade Federal de Rondônia, o primeiro semestre deste ano começará no dia 3 de abril. De acordo com a pró-reitora de Graduação da Universidade, Nair Gurgel, a paralisação durou 100 dias, o que encurtou "drasticamente" o semestre. "Os alunos têm reclamado, porque o curso ficará muito corrido. Muitos não poderão colar grau e os calouros ainda aguardam o início das aulas", ressaltou.

A Universidade Federal de Santa Catarina retomará o segundo semestre de 2005 no dia 23 deste mês, o que atrasará o início das aulas deste ano para o dia 2 de maio. A chefe de gabinete da reitoria, Claudete Ferreira, avaliou a situação afirmando que "sempre que há greve, há prejuízo".

A greve dos professores começou no dia 30 de agosto do ano passado e só terminou no dia 20 de dezembro. Dados do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) indicam que foi a maior paralisação dos últimos 25 anos, quando a entidade iniciou a contagem dos dias parados.