Para deputado da CPI, não há dúvidas de que houve desvio de dinheiro nos Correios

03/01/2006 - 12h22

Cristina Indio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio - O sub-relator de Contratos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios, deputado José Eduardo Cardozo (PT/SP), disse não ter dúvidas de que havia um conjunto de irregularidades na empresa que trouxe "lesão grave" ao erário público.

Em entrevista ao programa Notícias da Manhã, produzido pela Radiobrás, o parlamentar informou que isso já está provado com relação a empresas contratadas para serviços com o Correio Aéreo Noturno. "Não só da Skymaster (empresa de transporte aéreo), como da empresa Beta (Brazilian Express Transportes Aéreos Ltda). Temos ali a prova de licitações dirigidas, de superfaturamento dos contratos e temos a prova de fraudes muito claramente caracterizadas, com beneficiamento dessas empresas de forma indevida", disse.

Segundo Cardozo, no caso da Skymaster, há prova concreta de remessa de recursos para o exterior. De acordo com o parlamentar, ainda estão sendo investigadas situações de saques na boca de caixa, classificadas por ele, como bastante suspeitas. "Podem ter servido para pagamento de propina. As irregularidades existem, o desvio de dinheiro existiu", afirmou.

Para o sub-relator, agora é preciso avançar nas investigações para saber que servidores e políticos teriam sido, eventualmente, beneficiados pelo esquema. "É nesse momento que nos encontramos para tentar verificar quem foram os beneficiários do mundo público, esse conjunto de situações, que se caracterizou o Correio Aéreo Noturno", acrescentou.

Em nota divulgada na quinta-feira passada, a empresa Skymaster informou que todos os contratos "que obteve com os Correios foram ganhos em licitações públicas transparentes, por menor preço, equipamentos mais adequados e melhores serviços". A empresa informou ainda que "as licitações estavam abertas a todas as demais empresas aéreas nacionais".