Número de candidatos a bolsas do ProUni passa de 700 mil

03/01/2006 - 19h23

Brasília, 3/1/2006 (Agência Brasil - ABr) - Mais de 700 mil alunos de baixa renda se inscreveram para receber bolsas de estudo no Programa Universidade para Todos (ProUni), do Ministério da Educação. O resultado do processo seletivo do ProUni deve ser divulgado sexta-feira (6) e estará disponível na página do MEC na internet (www.mec.gov.br/prouni).

O ProUni beneficia candidatos que tenham cursado o ensino médio em escola pública ou em instituição particular com bolsa integral; que tenham prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); que tenham renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo para a bolsa integral e de até três salários mínimos por cada pessoa para a parcial.

No primeiro semestre deste ano, vão ser concedidas mais de 91 mil bolsas - 63 mil integrais. Até o final do ano, vão ser distribuídas 130 mil bolsas, dentro da meta do Plano Nacional de Educação de promover acesso ao ensino superior, até o ano de 2011, de 30% da população entre 18 e 24 anos de idade, segundo informações do MEC.

O candidato à bolsa do ProUni não precisa prestar vestibular, nem estar matriculado na instituição em que pretende se inscrever. Entretanto, é facultado às instituições submeter os candidatos pré-selecionados a um processo seletivo específico e isento de cobrança de taxa.

De acordo com o MEC, "a implementação do ProUni, somada à criação de 9 universidades federais e 36 novos campi, amplia significativamente o número de vagas na educação superior, interioriza a educação pública e gratuita e combate as desigualdades regionais".

Segundo o ministério, "o ProUni se insere no compromisso do governo federal de democratizar o acesso à educação superior, representando uma política pública de ampliação de vagas, de estímulo ao processo de inclusão social e de geração de trabalho e renda para os jovens".