Mais fiscalização em áreas rurais permitiu redução de acidentes na passagem do ano, diz inspetor

03/01/2006 - 14h02

Juliana Andrade
Repórter da Agência Brasil

Brasília – No feriado de Ano Novo, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) reforçou a fiscalização nas áreas rurais, onde é registrado o maior número de acidentes com mortes. A informação é do chefe da Divisão de Fiscalização de Trânsito da PRF, inspetor Alvarez de Souza Simões, que coordenou a Operação Ano Novo. De acordo com ele, a essa medida pode ser atribuída a redução de 40,54% no número de mortos na passagem de 2005 para 2006.

"Nos perímetros urbanos, geralmente a velocidade é mais baixa, há mais congestionamento e, portanto, ocorrem principalmente pequenas colisões, com pequenos danos materiais. Mas a severidade ocorre realmente na zona rural onde uma velocidade maior pode causar um dano maior, tanto material como ferir ou até uma vítima fatal", observou o inspetor. "Por isso a atenção foi muito nesse sentido, de coibir as ultrapassagens, o excesso de velocidade."

Segundo Simões, outro fator fundamental para a queda no número de mortes foi a atitude de muitos motoristas, que "agiram com mais responsabilidade". A Operação Ano Novo começou na sexta-feira (30/12) e terminou à meia-noite de ontem (2/1). Levantamento da Polícia Rodoviária Federal mostra que no período de festas de fim de ano o fluxo de veículos nas estradas aumenta até 50%.

A fiscalização da PRF durante o feriado de Ano Novo faz parte da Operação Verão, que começou no dia 16 de dezembro e termina no dia 5 março de 2006. Também fazem parte da ação as operações Natal e Carnaval. O chefe da Divisão de Fiscalização de Trânsito da PRF aconselha os motoristas a redobrar os cuidados nos feriados prolongados.

Segundo ele, é necessário adotar medidas preventivas contra acidentes, como verificar suspensão, pneus, faróis antes de pegar a estrada, além de não ultrapassar os limites de velocidade. Outra dica é um descanso de 10 minutos para cada duas horas dirigindo o carro. O inspetor também pede aos motoristas que evitem dirigir à noite.