Deputado diz que relatório da CPI deverá ser ponderado e objetivo

03/01/2006 - 12h50

Cristina Indio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio - O deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), sub-relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios, disse que o resultado da CPMI tem que se basear nas investigações que estão sendo realizadas, conforme espera a sociedade. Ele afirmou ter certeza da seriedade do relator Osmar Serraglio (PMDB-PR) e por isso acreditar que o relatório final será rigorosamente objetivo.

Segundo Cardozo, que deu hoje (3) entrevista ao programa Notícias da Manhã, produzido pela Radiobrás, toda vez que a CPMI caminha para o embate político "o resultado é desastroso". Por isso, ele não afasta a possibilidade de a bancada do PT apresentar voto em separado, caso o relatório não se restrinja aos fatos apurados.

"Acredito que a bancada dos deputados e dos senadores do PT terá condições de se manifestar para apresentar, inclusive, a sua opinião por meio de voto em separado. Agora, não creio que isso vai acontecer. Acredito que o relatório do relator Serraglio será um trabalho ponderado e caberá a nós reconhecermos o que foi verdade para que possamos assegurar para a sociedade brasileira um bom resultado da CPMI dos Correios", acrescentou.

Cardozo considera justa a reação da sociedade a uma falta de cronograma rígido de atividades no Congresso durante o período de convocação extraordinária. Ele disse ter sido contrário à convocação. "Acho que a maneira como ela foi feita não tem sentido efetivo do ponto de vista dos propósitos a que temos pela frente e como missão parlamentar", disse.

Para o deputado, a partir do momento em que a convocação foi feita, todos os setores envolvidos deveriam ter preparado um esquema de atividades que exigisse a presença dos parlamentares ao longo dos períodos, o que segundo ele, foi feito na CPMI dos Correios. "Temos tentado cumprir o nosso papel dentro daquilo que nos parece correto", esclareceu.