Depoimento de advogado em sub-relatoria da CPI dos Correios é adiado

03/01/2006 - 11h47

Luciana Vasconcelos
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O depoimento do advogado Marcus Valerius Pinto à sub-relatoria de Contratos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios foi adiado para o dia 17 deste mês, uma terça-feira.

O sub-relator de Contratos, deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), informou que o advogado não compareceu à comissão sob a alegação de não ter recebido a convocação a tempo. Cardozo alertou que, se ele não se apresentar na nova data, vai determinar a condução coercitiva (a força).

O segurança Francisco Marques Carioca, que trabalha para a empresa Cortez Câmbio e Turismo, também reconvocado para hoje (3), não compareceu. No último dia 28, Carioca, afirmou à CPI que fez saques nas contas da empresa aérea Skymaster a mando do advogado Marcus Valerius Pinto.

Cardozo desconfia que os saques foram feitos para pagamento de propina. Em nota, a Skymaster negou as acusações e afirmou que todos os contratos que obteve com os Correios foram obtidos em licitações públicas transparentes.

O sub-relator disse que Carioca ficou sabendo que Marcus Pinto não compareceria à comissão e resolveu não ir também. "É um comportamento desrespeitoso", disse Cardozo. O deputado determinou que ele seja trazido a força no próximo dia 17.