Até agosto, todas as contas telefônicas serão tarifadas em minutos, prevê Anatel

03/01/2006 - 21h36

Adriana Franzin
Da Agência Brasil

Brasília – O conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Pedro Ziller disse hoje (3), em entrevista concedida à Voz do Brasil, que até o mês de agosto todas as contas telefônicas do país estarão tarifadas em minutos. De acordo com ele, a mudança de sistema é feita gradativamente e se dará no período entre março e julho.

"Caso alguma conta não esteja tarifada em minutos, não poderá ser cobrado nada além da assinatura básica", ressaltou. Ziller acrescentou que, com o novo sistema, o consumidor saberá exatamente o que está pagando. Ele afirmou que, com a chamada detalhada, o controle será facilitado: "Se você fizer várias ligações com duração menor que três minutos, pagará menos do que paga hoje. Se você fizer ligações de longa duração, irá acabar pagando mais".

Ziller explicou que os contratos que entraram em vigor dia 1º de janeiro, estão adequados ao código de defesa do consumidor. "Agora, no novo contrato, a devolução de valores pagos indevidamente será feita em dobro", esclareceu. Outra vantagem acrescentada no contrato é a possibilidade de suspender a prestação de serviços, uma vez ao ano, entre 30 e 120 dias, "sem perder o número, nem pagar nada por isso".