Aposentado e pensionista não deve deixar Censo para última hora, diz ministro

03/01/2006 - 15h14

Érica Santana
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro da Previdência, Paulo Machado, alertou hoje (3) aposentados e pensionistas a não deixarem para a última hora o Censo Previdenciário. "Atualize seus dados para que possamos melhorar o atendimento a você e a todos os nossos segurados e combater os pagamentos indevidos", disse o ministro durante pronunciamento em cadeia nacional de rádio e tevê.

Machado lembrou que a atualização dos dados poderá ser feita em caixas eletrônicos, pelos caixas bancários, que deverão orientar sobre a necessidade ou não da realização do Censo, ou pelo procurador ou representante legal do beneficiário cadastrado no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). "Não esqueça, você não precisa ir às agências da Previdência Social; é tudo direito na agência bancária em que você recebe o benefício", destacou.

Para fazer o recadastramento o aposentado ou pensionista deverá apresentar o Cadastro de Pessoa Física (CPF); um documento de identidade e um comprovante de residência. De acordo com o ministro, "o Censo está sendo realizado de forma bastante tranqüila, como prevíamos e queremos que continue assim". O pagamento de benefícios do INSS vai até a próxima sexta-feira (6).

O censo previdenciário começou em novembro de 2005 com o objetivo de atualizar o cadastro dos titulares de benefícios e reduzir os pagamentos indevidos. Até o início de dezembro 2,4 milhões de pessoas foram convocadas e 23% compareceram. São esperados 2,5 milhões de beneficiários nas agências bancárias até fevereiro, quando termina a primeira etapa do censo.

O beneficiário também pode se informar sobre a necessidade de participar da primeira etapa do censo pela internet, no endereço www.previdencia.gov.br