Quase 80% dos eleitores haitianos se cadastraram para votar, diz militar brasileiro

02/01/2006 - 14h04

Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O chefe de comunicação social do batalhão brasileiro no Haiti, tenente-coronel Fernando da Cunha Matos, afirmou hoje (2) que o clima de disputa eleitoral é forte nas ruas haitianas. O militar, que está em Poro Príncipe, capital do país, diz que as cidades estão repletas de faixas de candidatos que disputam a presidência e cargos no legislativo do país. Ao todo, informou, 34 candidatos disputam a presidência. As eleições estavam previstas para ocorrer no domingo (8), mas, pela quarta vez, a data foi adiada.

Segundo Cunha Matos, cerca de 3,5 milhões de haitianos fizeram o registro para participar da votação. "No Haiti, o voto não é obrigatório. Então foi uma surpresa favorável o grande número de pessoas em idade de votação que procuraram os cartórios para realizar a sua inscrição", avaliou.

De acordo com o tenente-coronel, o número representa cerca de 77% entre as pessoas que são aptas a votar, isto é, com mais de 18 anos. A população do Haiti está estimada em 8 milhões de habitantes, dos quais 4,5 milhões podem votar. "Na última eleição, em 1996, tivemos 500 mil eleitores inscritos. Praticamente multiplicou por sete essa quantidade de cidadãos que se dispuseram a participar", disse.

O voto no Haiti é feito por meio de cédulas de papel. "O recolhimento das cédulas e o transporte até o centro de apuração são as tarefas dos militares que participam da missão", afirmou o tenente-coronel. Ele ressaltou que as tropas que compõem a força militar da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah), dentre as quais, a brasileira, vão ajudar na segurança nos locais de votação e de apuração.