Presidente pede que Congresso aprove Fundeb durante convocação extraordinária

02/01/2006 - 5h53

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a pedir, no programa de rádio Café com o Presidente de hoje (2), que os parlamentares aprovem o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em janeiro.

A proposta de emenda constitucional que cria o fundo foi aprovada por uma comissão especial da Câmara dos Deputados e deve ser votada em plenário durante a convocação extraordinária do Congresso Nacional, iniciada em 16 de dezembro e que vai até o dia 14 de fevereiro de 2006.

"A minha expectativa é de que os congressistas levem em conta o que é importante para o Brasil e não permitam, pelo fato de termos eleições este ano, ou seja, a disputa ideológica atrapalhe que os projetos importantes sejam votados", disse Lula.

O presidente explicou que se o Fundeb for aprovado junto com a proposta do Orçamento, o governo federal poderá investir mais dinheiro, já este ano, nos ensinos infantil, fundamental e médio. "Nós vamos ter mais dinheiro para cuidar das nossas crianças, para cuidar das creches, para cuidar do ensino fundamental e do ensino médio. Se isso não acontecer, as crianças brasileiras perderão um ano, o que não é bom para as crianças e eu acredito que não é bom para o Brasil", destacou.