Mudança no prazo de adesão ao Fies não prejudicará estudantes, afirma diretor do MEC

02/01/2006 - 17h12

Érica Santana
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O prazo para os candidatos aprovados no processo seletivo do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) aderirem ao programa foi prorrogado até o dia 13 deste mês. O pedido foi feito pela Caixa Econômica Federal para que todos os processos de adesão fossem concluídos. A prorrogação vale para os candidatos aprovados no segundo semestre do ano passado.

De acordo com o diretor do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior do Ministério da Educação, Celso Carneiro Ribeiro, a data foi estendida porque o número de contratos foi muito grande, o maior desde a criação do Fies, em 1999. Ao todo, 135 mil estudantes se inscreveram; 103 foram selecionados para a entrevista e 78 mil foram aprovados.

Ribeiro garante que os estudantes não vão ser prejudicados pela mudança no calendário. "Houve uma solicitação da Caixa de que o prazo fosse prorrogado, o que o MEC fez, dado que isso não tem nenhum impacto no cronograma da contratação. Isso não se reflete em nada no benefício e não causa nenhum prejuízo aos estudantes que receberam o Fies", afirmou.

Também foi prorrogado o prazo de renovação do contrato de financiamento para o primeiro semestre de 2006, o chamado aditamento, realizado na época da renovação da matrícula, em períodos determinados pelas próprias instituições. Agora, a renovação dos contratos deverá ser realizada do dia 16 de janeiro até o dia 31 de março. Celso Ribeiro explicou que isso foi feito para evitar que houvesse acúmulo no processo de assinatura de novos contratos e aditamento dos contratos antigos, o que, segundo ele, " iria gerar uma sobrecarga de trabalho muito grande".

O Fies é voltado prioritariamente para os estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública, que não têm curso superior, nem residência própria. Os beneficiados têm a mensalidade financiada em 50%, a juros de 9% ao ano. Depois de formdo, o aluno tem prazo igual ao do curso, mais 50% para pagar o empréstimo, mas, a cada trimestre, deve pagar uma taxa de R$ 50 ao sistema.

O programa já beneficiou 325 mil alunos em mais de 1,6 mil instituições de ensino superior credenciadas. O Fies já aplicou R$ 3,7 bilhões em recursos desde a sua criação.