Lula destaca ações do governo no ensino superior em 2005

02/01/2006 - 5h53

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – No primeiro programa de rádio Café com o Presidente do ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou três ações do governo federal no ensino superior em 2005: o projeto de reforma universitária, a criação de universidades federais e centros acadêmicos no interior do país e o Programa Universidade para Todos (Prouni).

De acordo com o presidente, a reforma universitária está em fase de elaboração pelo Ministério da Educação e deverá ser enviada ao Congresso Nacional. O presidente disse ainda que está em andamento a transformação de cinco faculdades em universidades federais e a criação de outras quatro, além da implantação de pólos universitários no país.

Na semana passada, o Ministério da Educação firmou 18 convênios com universidades federais para a construção de centros universitários em 14 estados (Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe).

"Estamos fazendo 32 extensões, ou seja, estamos levando cursos para o interior do Brasil inteiro para que os adolescentes das cidades menores tenham a oportunidade de fazer um curso universitário mais próximo da sua cidade, da sua casa", disse Lula no programa Café com o Presidente.

Lula lembrou ainda que 112 mil jovens de baixa renda ingressaram no ensino superior em 2005. A estimativa é a entrada de 140 mil alunos da escola na universidade até junho deste ano, de acordo com o presidente.

"Eu estou dizendo tudo isso para tranqüilizar sobretudo as mães. As mães que ficam angustiadas, que vêem que o seu filho não conseguiu passar para fazer um curso na universidade federal e que não pôde pagar uma universidade particular. Agora, nós estamos resolvendo esse problema porque nós queremos mais jovens na universidade brasileira", disse.