Exportações brasileiras cresceram quase como as da China, destaca Furlan

02/01/2006 - 21h37

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, destacou hoje (2) que as exportações brasileiras registradas em 2005 cresceram em ritmo similar ao das exportações chinesas.

Segundo Furlan, o Brasil e a China alcançaram em 2005 taxas de crescimento em suas vendas externas de 23,1% e 25%, respectivamente. A média mundial de exportações em 2005 deve ficar próxima dos 13,8%, segundo a última expectativa do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O resultado das exportações brasileiras acima da média vem ocorrendo desde 2003, quando o valor das vendas brasileiras subiu 21%, segundo dados do ministério. Naquele ano, o aumento médio das exportações dos países ao exterior foi de 16,6%, de acordo com o FMI.

Para o ministro, os resultados, nos últimos anos das vendas brasileiras, colocaram o país entre os cinco maiores países exportadores do mundo. "Levando em conta uma economia diversificada como a nossa, nós estamos no ‘top five’ [os cinco melhores] do crescimento mundial de exportações, não levando em conta os países petroleiros", disse.