Dois presos são mortos na Casa de Custódia de Taubaté

02/01/2006 - 17h24

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Dois presos morreram durante uma tentativa frustrada de fuga, seguida de rebelião, na Casa de Custódia de Taubaté, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. De acordo com a nota oficial, divulgada hoje à tarde, pela Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, Marcelo Luís dos Santos, de 29 anos, e Wagner Tomás de Oliveira, de 33 anos, foram assassinados pelos próprios colegas.

Ambos cumpriam pena por homicídio e roubo .No processo contra o Wagner, constava também crime por tráfico de drogas. Eles haviam sido transferidos da Penitenciária José Parada Neto de Guarulhos, na Grande São Paulo, para aquele presídio (considerado de segurança máxima) há pouco mais de dois meses. De forma lacônica, a nota informa que por volta das 22h30, de ontem (01), um preso solicitou atendimento de emergência por "estar acometido de mal súbito". Este preso, segundo a nota, teria simulado o mal estar para tentar fugir. "Ao ser conduzido pelo agente de segurança penitenciária, sacou uma pistola e apoderou-se do molho de chaves".

Sem dar os detalhes, informa ainda que houve intervenção da Polícia Militar e de agentes penitenciários para impedir e fuga e que, durante a confusão os rebelados mataram o preso Marcelo Luís dos Santos. Já, Wagner Tomás de Oliveira foi encontrado enforcado na cela. Também revela que outros presos sofreram ferimentos leves e foram levados ao hospital de Taubaté.

O motim só terminou por volta das 4h de hoje (02). Em revista aos presos, foram apreendidos um aparelho celular e também dois objetos que imitavam armas de fogo. A capacidade do local é para 160 presos, mas abriga 166.