Deputados que não comunicaram desistência a tempo tiveram salário extra depositado em conta

02/01/2006 - 18h40

Brasília, 2/1/2006 (Agência Brasil - ABr) - Nem todos os 46 deputados que comunicaram à Diretoria-Geral da Câmara que não querem receber os dois salários da convocação extraordinária encaminharam os ofícios a tempo para que o corte na folha de pagamentos ou o repasse para as instituições indicadas fosse efetuado. Nove deles, cujos requerimentos não chegaram a tempo, tiveram o salário da convocação depositado na conta. Entretanto, eles não vão receber a segunda parcela, que deve ser paga em fevereiro.

É o caso dos deputados Raul Jungman (PPS-PE), Luciana Genro (PSol-RS), Michel Temer (PMDB-SP), Eduardo Sciarra (PFL-PR), Zico Bronzeado (PT-AC), Sarney Filho (PV-MA), Denise Frossard (PPS-RJ), Vadão Gomes (PP-SP) e Júlio Semeghini (PSDB-SP). Jungman indicou as instituições Em Cena Arte e Cidadania e Casa de Pesagem para receber a segunda parcela da convocação extraordinária.

O deputado Eduardo Sciarra informou à Diretoria-Geral que repassou, em cheque, o primeiro salário da convocação para a Associação de Pais e Amigos (APAE) do Recanto da Criança, em Cascavel, no Paraná. Quanto à segunda parcela, prevista para fevereiro, Sciarra pediu que seja depositada na conta da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, também em Cascavel.

Júlio Semeghini comunicou que destinará, por cheque, o primeiro salário da convocação à Turma da Touca ACRS, de São Paulo. Ele pediu que o pagamento de fevereiro seja repassado ao Lar Vicentino, em Penápolis (SP). Os demais parlamentares simplesmente abriram mão de receber o dinheiro da convocação, mas não informaram à Diretoria-Geral como efetuarão a devolução da primeira parcela depositada em conta.

Outros 10 deputados fizeram a comunicação só depois de rodada a folha de pagamento. É o caso de Selma Schons (PT-PR), Edson Andrino (PMDB-SC), Luiza Erundina (PSB-SP), Alex Canziani (PTB-PR), Babá (PSol-PA), Sílvio Torres (PSDB-SP), Jaime Martins (PL-MG), Marcelo Siqueira (PMDB-MG), Vignatti (PT-SC) e Jorge Gomes (PSB-PE).

Selma Schons disse que vai doar os dois salários a entidades, mas não especificou quais. Edson Andrino informou que doará o primeiro salário, em cheque, à Associação Amigos do Hospital Universitário de Florianópolis. O salário de fevereiro será dividido entre essa instituição e a Creche e Orfanato Vinde a Mim as Criancinhas, de São José, também em Santa Catarina.

A deputada Luiza Erundina deve devolver os dois salários à Câmara, já que não especificou as instituições para as quais repassaria os recursos da convocação extraordinária. Alex Canziani informou à Diretoria-Geral que doaria as duas parcelas a entidades, mas não indicou quais seriam as beneficiadas.

O deputado Babá vai repassar os dois salários ao Instituto Nacional do Câncer, do Rio de Janeiro. Sílvio Torres disse que dividirá os R$ 12,8 mil referentes ao primeiro salário da convocação extraordinária entre a Sociedade Amigos do Bairro Progresso e Adjacências, de Itaquera, a Associação Nordestina de Osasco e a Associação Comunitária Desportiva do Parque Amélia, em Itaim Paulista, todas em São Paulo. Ele ainda não definiu as entidades que vão receber o segundo salário.

Jaime Martins também resolveu devolver a primeira parcela e não receber o segundo pagamento. Marcelo Siqueira indicou entidades de Juiz de Fora (MG) para receber os R$ 25 mil a que tem direito: Associação Feminina de Proteção e Combate ao Câncer de Juiz Fora; Fundação Amor; Fundação Ricardo Moisés Júnior; Fundação Espírita João de Freitas; Abrigo Santa Helena; Associação de Cegos; Associação das Damas Protetoras da Infância e Sociedade São Vicente de Paula.

O deputado Vignatti informou à Diretoria-Geral que vai doar pessoalmente os dois salários extras que receberá. Vignatti disse que os recursos serão repassados a movimentos sociais, mas não especificou quais os beneficiados. Jorge Gomes (PSB-PE) comunicou que doará a primeira parcela a quatro instituições do município pernambucano de Caruaru: Instituto do Câncer Infantil do Agreste; Rede Feminina Regional de Combate ao Câncer; Movimento de Bem-Estar Social e Cúria Diocesana.