Agricultura familiar detém 60% de financiamentos agrícolas do BB, afirma diretor da instituição

02/01/2006 - 18h22

Brasília, 2/1/2006 (Agência Brasil - ABr) - Quase 60% dos financiamentos agrícolas feitos pelo Banco do Brasil (BB) são destinados à agricultura familiar. De acordo com o vice-presidente de Agronegócios e Governo do Banco do Brasil, Ricardo Conceição, a instituição tem 1,7 milhão de clientes neste setor. Deste total, 1 milhão são agricultores familiares.

"Em 2005, contratamos 554 mil operações de custeio agrícola. Deste total, 79% foram de operações do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)", destacou.

Toda essa demanda ampliou também os investimentos no setor. O Banco do Brasil disponibilizou, em 2005, R$ 1,6 bilhão para a área. O montante é 34% maior que o disponibilizado em 2004. Além disso, a taxa de juros cobrada em empréstimos é menor. Segundo Conceição, ela é, em média, de 8,75% por ano. "O índice de juros para o crédito rural tradicional chega a 20% ao ano", afirmou.

O Pronaf contará com R$ 9 bilhões para a safra 2005/2006. A verba é 30% maior que o total destinado ao programa na safra passada. Esse dinheiro proporcionará às famílias do campo – agricultoras, assentadas, extrativistas, silvicultoras e pescadoras – a possibilidade de investir na modernização de sua atividade, incluindo a compra de máquinas e equipamentos de beneficiamento da produção, melhoria do rebanho, compra de adubos e sementes, pequenas embarcações e outros instrumentos para o aumento da produção e da renda.