Ministério do Desenvolvimento Social terá R$ 22 bilhões em 2006, diz Lula

08/12/2005 - 0h38

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje (7), ao participar da posse do novo presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Eduardo Campos, que no próximo ano o Ministério do Desenvolvimento Social terá R$ 22 bilhões para investir em políticas sociais. Lula disse que os investimentos foram ampliados porque a área é prioridade. "Em meu governo, a política social deixou de ser apenas condimento e passou a ser prato principal", disse.

Em seu discurso, na cerimônia de posse de Eduardo Campos, Lula também falou dos resultados positivos registrados em seu governo, como o aumento da geração de empregos e das exportações, e da importância da relação de confiança entre sociedade e governo para a construção de projetos sólidos e benéficos para o país. "O exercício do mandato do presidente da República tem prazo para começar e terminar. De vez em quando aparece um engraçadinho querendo interromper o processo, achando que a democracia não tem que ser respeitada. O mandato tem começo, meio e fim, mas a relação de confiança entre presidente e povo não pode ter fim, senão a gente não consegue construir aquilo que nos motivou a construir a aliança", disse, referindo-se aos políticos que defendem à interrupção de seu mandato.

Ainda fazendo referência a esse assunto, Lula deixou um recado àqueles que são contra a sua permanência na presidência. "Da mesma forma que um grande empresário pode ser presidente da Republica, respeitado pelos trabalhadores brasileiros, um trabalhador pode ser presidente da República, respeitado pelos outros segmentos da sociedade. Da mesma forma que um intelectual pode ser presidente da República e a democracia exige que todos nós respeitemos aquele que foi eleito, é preciso que alguém que não seja universitário possa ser eleito presidente da República", finalizou.