Quatro cidades são premiadas por uso eficiente de energia elétrica

02/12/2005 - 21h43

Patrícia Landim
Da Agência Brasil

Brasília - Os municípios de Limeira (SP), Londrina (PR), Fortaleza (CE) e Palhoça (SC) foram os premiados na quarta edição do Prêmio Procel Cidade Eficiente. Essas cidades se destacaram nas categorias de educação, gestão energética municipal, iluminação pública e sistemas de saneamento, respectivamente.

A premiação foi realizada hoje (2) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, durante as atividades da 2ª Conferência Nacional das Cidades. O prêmio é promovido pelo Programa Nacional de Conservação em Energia Elétrica (Procel), da Eletrobrás, e pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), em parceria com a Rede Cidades Eficientes de Energia Elétrica (RCE).

O júri concedeu ainda um prêmio ao estado do Rio Grande do Sul, pelo projeto Eficientização do Sistema de Iluminação em Escolas Públicas. "A secretaria estadual de Educação e a Companhia Estadual de Energia Elétrica realizaram um grande trabalho, orientando todo o processo de iluminação nas escolas públicas. Com isso, os alunos tiveram um ganho de qualidade e o consumo de energia caiu em 40%", informou o secretário José Fortunati.

O presidente da Eletrobrás, Aloísio Vasconcelos, prometeu na solenidade que até o final de 2008 nenhuma residência brasileira ficará sem energia elétrica. "Isso é muito importante para que haja inserção social e para se formar, de fato, uma sociedade orgulhosa da nossa geração", disse.