Inscrições ao prêmio Cultura Viva vão até 20 de janeiro

02/12/2005 - 21h12

Rio, 2/12/2005 (Agência Brasil - ABr) - Grupos culturais do país inteiro já podem se inscrever ao Prêmio Cultura Viva, promovido pelo Ministério da Cultura e lançado hoje (2) no Espaço Cultural Cartola, localizado na comunidade da Mangueira, pelo ministro Gilberto Gil.

Até o dia 20 de janeiro, associações, fundações e cooperativas sem fins lucrativos, além de órgãos municipais, estaduais ou do Distrito Federal poderão se inscrever no projeto. Para Gilberto Gil, o Cultura Viva é um prêmio "democrático" em que poderão se candidatar grupos comunitários formais ou informais.

"Todos que tenham a consciência mínima do exercício da função cultural, que se consideram uma atividade cultural brasileira e reúnam pessoas em torno dessa idéia podem participar", disse.

Serão contempladas três categorias: tecnologia sociocultural, manifestação tradicional e gestão pública. Os valores dos prêmios variam de R$10 mil a R$ 80 mil e só beneficiarão iniciativas de grupos que tenham iniciado suas atividades até dezembro do ano passado.

O ministro ainda informou que com o prêmio será feito um mapeamento das principais manifestações culturais brasileiras, a ser apresentado na forma de um banco de dados virtual e de um livro. "A idéia é que o prêmio ensine primeiro quem somos, como é feita a diversidade cultural brasileira. A partir daí, vamos fazer uma cartografia da vida cultural brasileira", disse.

As inscrições ao Cultura Viva podem ser feitas por meio do endereço eletrônico www.premioculturaviva.org.br ou nos Pontos de Cultura, onde as fichas são preenchidas. Os projetos vencedores serão divulgados em junho de 2006.